Foguete tradicional e Balona


A Pyrocantanhede fabrica e comercializa todo o tipo de foguetes tradicionais habitualmente utilizados em Festas e Romarias. O foguete tradicional é um artigo pirotécnico de grande intensidade sonora impulsionado por um propulsor (canudo) através de uma cana que proporciona a sua direcção e equilíbrio durante o lançamento. É simbolismo de festa e, por ser tradicional, é habitualmente usado nas Festas e Romarias com tradição, tais como as que são em honra dos "Santos" (Santo António, São João, São Pedro, etc.)

       


Devido ao período crítico de incêndios (1 de Julho a 30 de Setembro), foi proibida a utilização do foguete tradicional. De modo a combater essa proibição, os pirotécnicos a nível nacional substituiram o foguete tradicional pela balona, havendo apenas alterações na impulsão do artigo pirotécnico. Na balona, a impulsão dá-se através da explosão de pólvora de impulsão da balona dentro de um tubo, sendo projetado o invólcro obtendo o mesmo efeito sonoro.


NOTA IMPORTANTE: a Pyrocantanhede informa todos os seus clientes que, durante o período crítico a incêndios, apenas é proibida a venda e utilização do foguete tradicional sendo que a balona que o substitui está de acordo com o Artigo 29º do Decreto Lei Nº124/2006 de 28 de Junho e pode ser lançada mediante licenciamento das entidades competentes (Câmara Municipal, Bombeiros, GNR e/ou PSP).